eu
João Vasconcelos Costa
Espaço de conversa de um epicurista ou, pretensiosamente, a sabedoria (?) de/dos 60s. Açoriano, muitos anos investigador científico, depois professor universitário, passando por diretor de uma instituição de investigação e ensino, tudo isto com algum trabalho feito de estudo da educação superior. Hoje, novamente com responsabilidades de direção universitária. Albergando aqui a perplexidade angustiada da falta de perspetivas de concretização de ideais nunca realizados. Também, mais prosaicamente, o gosto de bem comer. E peripatético, que isto de ficar sentado é coisa de velhos.

 

notasGerais

Artigos sobre o que veio a propósito, sobre política, cultura, sociedade, a reação ao dia-a-dia.

Publicados em "No moleskine"

Vão ter continuação no novo blogue com o mesmo nome
 

cozinhaGastronomia

A investigação científica requer 80% de imaginação. Com alguma frequência, essa imaginação tem como extensão uma queda para as artes. Deu-me para uma arte menor, mas respeitável, que é a cozinha. Na cozinha, obrigatoriamente se exige gastronomia.

Assim, escrevi um livro (disponível como "e-book" neste sítio) e muitas notas gastronómicas, em "Do gourmet", com muitas remissões para uma página de receitas originais.

Vou continuar a escrever, agora em sítio diferente, reedição do blogue "Gosto de bem comer".

Praticamente esgotado o livro, muitos frustrados leitores se interessaram pela introdução ao capítulo de cozinha açoriana. Publico neste sítio, "Divagações sobre as cozinhas das ilhas dos Açores".
 

gripeGripe de 2009

Artigos publicados online durante a pandemia de gripe A/H1N1/2009

cambridge1Educação superior